ERP

 ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

twitter.png

O que é ERP?

Porque é Importante ter um ERP?

Como escolher o Melhor ERP?

ERP - Enterprise Resource Planning - Sistema integrado de gestão empresarial 

ERP é um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Fiscal, Estoque, Compras, Produção e logística. Criando uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.

 

Os principais resultados depois da implementação do ERP são melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, agregando benefícios estratégicos para toda organização.

O processo de implementar um ERP passa por uma revisão dos processos de forma a identificar a adequada aderência entre as necessidades da empresa e o software a ser selecionado, o que em geral implica em mudança de cultura e quebra de vícios que podem encontrar resistências dentro das organizações, exigindo assim esforço e dedicação adicional nesta fase, mas os resultados são compensadores.

 

A seleção do software de gestão deve buscar uma solução com experiência no mercado, abrangente, que tenha facilidades de uso e aderência as necessidades da organização em médio prazo. É importante lembrar que mudanças são frequentes nas empresas, mercado e legislação, assim a proximidade cultural entre empresa e fornecedor são importantes para que as negociações futuras sem mantenham em equilíbrio e garantam o crescimento da organização.

O uso de um ERP passou a ser uma exigência de mercado, não há como se manter competitivo sem o uso efetivo das modernas tecnologia. Em resumo os principais benefícios com o uso do ERP são:

 

  • Melhoria de comunicação entre departamentos, evitando divergência e perda de informações;
  • Validação das informações de entrada, reduzindo de erros operacionais e retrabalhos;
  • Automatização dos processos, aumentando a produtividade, eliminando controles paralelos e planilhas eletrônicas que consomem tempo e geralmente estão divergentes ou desatualizadas;
  • Consolidação das informações gerenciais, facilitando análises e decisões.

.

Segue abaixo algumas imagens do nosso ERP.

Clique na imagem para ampliar.